A agência de marketing digital vale a pena para a sua empresa?

Recorrência de postagens, campanhas de anúncios, fotografia e filmagem, design… Mas realmente vale a pena para sua empresa? Leia este artigo até o final para saber.

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Uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão começando um negócio e as que já têm mas querem migrar para o digital é essa: será que realmente vai valer a pena fazer um investimento em uma agência de marketing digital para o meu negócio?

 

É normal e compreensível ficar com “um pé atrás” pois todo investimento possui um grau de risco que é exatamente essa incerteza em relação à rentabilidade do que está sendo investido. Mas este artigo não é de assunto financeiro, vamos para o assunto que interessa; cinco tópicos sobre as principais dúvidas a respeito de uma agência de marketing digital para a sua empresa.

 

Consegue manter uma recorrência de postagens no feed da sua empresa?

 

Uma boa forma de manter um engajamento é postar constantemente nas redes sociais e experimentar vários tipos de conteúdos como: reels, igtv, fotos, stories, vídeos, carrossel e tudo mais que a plataforma permite. É válido interagir com os clientes seja para responder comentários ou mensagens na caixa de entrada, quanto mais pessoas você conseguir alcançar, provavelmente mais pessoas entrarão em contato com você.

 

Trace bons conteúdos, dê dicas e mostre a história do seu negócio e produtos para seus telespectadores.

 

Você mesmo pode fazer essas atividades e organizar suas postagens em uma planilha com suas principais ideias do que você deseja mostrar para seu público, e mais tarde para ficar mais fácil busque algumas plataformas que facilitam esta tarefa. 

 

Dica: Com a plataforma Trello é possível organizar ideias, checklists e tarefas de forma muito fácil, o melhor é que as principais funcionalidades são gratuitas. 

 

Ao passar o tempo outras responsabilidades vão aparecendo e conseguir manter essa recorrência acaba ficando cada vez mais difícil, se você começar a sentir dificuldades neste processo é bom avaliar algumas agências de marketing digital para te ajudar a escalar.

 

Suas campanhas de anúncios conseguem te entregar bons resultados?

 

Ao fazer um bom conteúdo e ter muitos seguidores o desejo é que muitas pessoas vejam, comentem e engajem certo? Sim, mas nem sempre é assim…

 

Existem três formas de conseguir alcance nas redes sociais:

 

  • Orgânico, quando é realizada uma postagem ela aparecerá para algumas pessoas que curtiram a sua página ou alguns seguidores.

 

  • Patrocinado,  em uma determinada postagem é decidido investir dinheiro para conseguir que alcance mais pessoas dentro e fora da sua página/perfil empresarial.

 

  • Anúncio, criado na plataforma de anúncios da rede social é uma publicação que não necessariamente você tem no seu feed, pois assim que terminar a veiculação não ficará mais disponível para o seu público.

 

Faça sua meta de objetivos e crie estratégias de público, após finalizar suas campanhas faça uma análise do seu ROI (Retorno sobre investimento) e verifique se está acima de um, se estiver, parabéns você está indo muito bem. Caso seja complexo fazer estudo de público e organizar seu orçamento e campanhas, contrate uma agência de marketing especializada para te ajudar neste momento.

 

Como é realizada a captação de vídeos e imagens para o seu negócio?

 

Usar bancos de imagens da internet é uma boa opção, porém existem os pontos positivos e os pontos negativos sobre usar fotos genéricas:

 

  • Pontos positivos: É mais fácil achar fotos na internet, e pagando um banco de imagens a qualidade ficará mais profissional. Há uma economia grande pois não haverá investimentos com equipamentos profissionais como: câmera, iluminação, um profissional de fotografia.

     

  • Pontos negativos: Dependendo do que está sendo vendido pode ser fácil ou extremamente difícil achar o mesmo produto em algum banco de imagem. Vamos à um exemplo: ao realizar a busca por um lanche é encontrado vários, mas será que os ingredientes são os mesmos que o seu? O que está na imagem é igual ao que você entregará para o cliente final? Você teria problemas judiciais ao publicar uma imagem diferente do que é vendido?.

 

Ter seu próprio banco de imagens é a melhor opção, pois além do contexto de algo que é realmente do seu negócio, seus clientes vão notar sua marca com mais credibilidade e confiança. Para contratar uma agência de marketing digital certa, comece pesquisando seu portfólio e quais trabalhos ela já realiza para outras empresas do seu ramo.

 

O design da sua empresa é criativo o bastante para chamar atenção dos clientes?

 

A disputa no feed é constante para chamar a atenção dos clientes, no Instagram já são mais de 200 milhões de contas business em todo mundo e isto faz com que o espaço fique cada vez mais reservado. O design de suas postagem é a ferramenta de entrada para que os usuários visitem seu perfil e conheçam mais sobre sua empresa e o que ela oferece.

 

Pesquise contas de outros negócios e analise as cores, qualidade da imagem, os textos colocados na legenda e como são apresentados os serviços ou produtos. Tenha em mente que ter uma base não significa fazer igual, é aquele ditado “copia, mas não copia igual”.

 

Você já entende a diferença entre o que é bonito e o que é desprovido de criatividade, mas usar o programa de edição muitas vezes complica essa atividade. Use aplicativos que facilitam edição: o “Canva” é um ótimo aliado neste momento com excelentes templates prontos. Para ter resultados profissionais nas suas artes contrate um especialista em design ou uma agência de marketing que preste este tipo de serviço.

 

Curva de aprendizado e qualificação para ter melhores resultados no marketing digital

 

A grande quantidade de informações na internet acerca deste tema é quase infinita, existem vários cursos sobre diversos setores do marketing e isso acaba deixando muitas pessoas confusas, mas comece pelo básico em aprender o que é essencial para atingir o seu objetivo. Existe uma curva de aprendizado entre teoria e prática, estudar vai trazer bons resultados a médio longo prazo e uma economia para o negócio em questão.

 

Se você está começando no mundo digital saiba que: quanto mais você aprende e consegue realizar atividades de alguns profissionais melhor será para você. Mas fique ciente que ao decorrer de seu crescimento terá que contratar pessoas especializadas para manter esse fluxo de crescimento, aliás o empreendedor tem que focar no seu negócio.

 

A maior barreira no aprendizado é “conseguir trocar a roda do carro enquanto ele está em movimento”, essa é uma frase muito conhecida no marketing digital que significa exatamente isso: você está estudando mas o seu negócio já está crescendo e você não tem tempo de parar tudo que está fazendo para estudar. 

 

As coisas na internet evoluem de forma muito rápida, as plataformas fazem alterações constantemente e algo que talvez foi estudado hoje pode estar completamente diferente daqui a alguns meses ou anos. E por este motivo, uma agência de marketing digital acompanha estas alterações ao longo do tempo para que seus clientes tenham sempre conteúdos atualizados.

 

Em vista dos argumentos apresentados, com estudo e dedicação é possível realizar as atividades de marketing digital de forma fácil, porém vale lembrar que uma agência de marketing digital trabalha com vários clientes, já enfrentou vários erros e acertos que provavelmente você irá passar também.

 

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Autor do artigo

Edmundo Lapin

Edmundo Lapin

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