Agência de Marketing Digital: O que faz e como funciona?

Os serviços de marketing digital são diversificados, e muitas empresas optam por uma agência de marketing digital, mas você sabe o que elas fazem e como funcionam? Leia até o final para saber.

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Se você já entende um pouco de marketing digital, provavelmente ao procurar uma agência já sabe quais serviços deseja e se uma agência específica vai te dar os resultados pretendidos, ou seja, você já sabe o que busca. Mas para quem não entende o ideal é analisar várias opções de agências, realizar reuniões para conhecer mais sobre os serviços oferecidos e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Listamos alguns serviços essenciais que uma agência de marketing oferece para o seu negócio e para que servem.  

Planejamento e gerenciamento de mídias sociais

O grande portal para atrair pessoas é estar onde as pessoas estão, e vimos isso com bastante intensidade de acordo com novas tendências de uso de novas plataformas. Baseado nesta informação é dever da agência de marketing digital integrar a sua empresa nas mídias sociais de acordo com a estratégia de público: 

  • Onde está seu público?
  • Que informações ele consome?

Quando falamos deste assunto muitas pessoas pensam que somente se encaixam as grandes redes sociais, parcialmente sim, elas são responsáveis por deter uma grande parte de pessoas com os mais diversos interesses, mas vale lembrar que existem: 

  • Aplicativos multimídias (Tik Tok, Youtube, Pinterest, Flickr..)
  • Microblogs (Tumblr, Twitter…)
  • Wikis (Wikipedia, WikiHow, Desciclopédia…)
  • Blogs (moda, receita, viagens, fitness)
  • Aplicativos de mensagens (WhatsApp, Messenger…)
  • Fórum de discussões (simples, notícias, perguntas e respostas…)
  • Revistas online (informação, entretenimento, científica, gastronômica…)

Campanha de anúncios

Para dar um engajamento muito mais alto em um produto, lançamento, promoção ou evento, usa-se a campanha de ads (adverts). Cada plataforma possui uma área para empresas criarem seus anúncios de forma estratégica, mas antes de realizar a criação é preciso estudar o público e definir algumas coisas antes:

  • Em qual local geográfico essa campanha será veiculada? Brasil, Manaus…
  • Qual segmentação será usada? interesse, local onde a pessoa mora, a idade…
  • Quantos anos seu público tem? acima de 16 até 60, acima de 18 até 40…
  • Quanto será investido? R$10 por dia, R$100 no período completo…
  • Vai usar o público semelhante? obter melhores resultados, remarketing…
  • É a primeira campanha? pixel do facebook, estratégia de interesses…
  • Qual o objetivo da campanha? Vendas, curtidas, engajamento, cadastro…
  • Qual a meta do seu objetivo? 10 vendas, 50 cadastros, 100 curtidas…
  • Sua meta está de acordo com o investimento? Aumentar investimento…

Estudando bem suas campanhas e realizando constantes “testes”, para saber o que funciona ou o que não funciona, você vai conseguir cada vez melhores resultados.

Design, Fotografia e Video Maker para produção de conteúdo

Sabemos que “Quem não é visto, não é lembrado”, mas também sabemos que “A primeira impressão é a que fica”. Ter um bom profissional de designer atuando nas redes sociais é imprescindível para agregar valor ao conteúdo, isto também passa mais segurança para o cliente do produto/serviço/conteúdo que está sendo vendido ou oferecido.

Uma boa dica é: fotografe e filme seus próprios produtos, não pegue da internet algo diferente da sua realidade.

Sempre tenha em mente as expectativas dos seus clientes, você pode verificar a propaganda de uma rede de fast food muito conhecida, com os mesmos ingredientes porém feitos de forma totalmente diferente, um levou horas para ser preparado para uma foto e outro levou alguns minutos para ser feito ao cliente.

Não é uma propaganda enganosa, pois existe a mesma quantidade (de acordo com com eles) de produtos. Apenas use o bom senso e não exagere na expectativa, entregue algo que na realidade seja bem próximo do que o consumidor está vendo.

Após várias críticas sobre este assunto, outra grande empresa fez um vídeo mostrando a diferença entre o design do produto e o produto real.

O vídeo está em inglês e você pode ver todo o processo e a explicação do porquê isso acontece clicando aqui.

Outro exemplo, a personagem da novela “Bela, a feia”.

Este exemplo não tem haver com o design, eu sei disso.

Mas aqui fica muito claro e você pode entender que a forma como você apresenta uma mesma coisa pode ter um impacto totalmente diferente no seu público.

Então se você acredita no seu produto, mostre ele da melhor forma possível.

Criação de sites

Dependendo do seu tipo de negócio você pode optar por uma criação de site para ajudar o seu público a achar os seus conteúdos e produtos, além disso estratégias de SEO (Otimização para motores de busca) são usadas para conseguir que seu negócio apareça nos resultados de buscas do Google.

Provavelmente você já pesquisou: padaria mais próxima, que horas o mercado fecha, como criar o negócio tal, por que fazer tal negócio… e milhões de resultados são mostrados, porém a maioria das pessoas somente verificam o que está na primeira página, que é o que a empresa do motor de busca acha que é mais relevante para aquilo que o usuário está pesquisando, e é exatamente essa relevância no seu nicho de negócio que você precisa ter para obter melhores resultados nas pesquisas para sua empresa.

Além disso, você pode ter formulários no seu site para captação de leads, criar um blog para atrair pessoas para o seu negócio através do ensino e educação através de artigos, criar landing pages (páginas de vendas) para que seus visitantes conheçam tudo sobre o seu produto/serviço.

Acompanhamento de resultados

Não existe uma fórmula secreta de resultados para sua empresa fazer sucesso e nem investimentos sem resultado, é preciso definir um acompanhamento semanal ou mensal dos resultados obtidos para conseguir fazer novas tomadas de decisões, é preciso olhar tanto para os números positivos quanto para os números negativos e traçar metas para o próximo relatório.

Sabe uma música com aquela frase “Tão natural quanto a luz do dia”? É assim que precisa estar seus relatórios, com informações claras e verídicas, além disso é preciso usar uma planilha para fazer este gerenciamento pois vários indicadores de desempenho precisam de fórmulas para serem divididos e somados para chegar a um resultado de média ou mesmo no ROI (retorno sobre investimento).

Se colocados os resultados em uma apresentação (Power Point, Slideshare..) fica muito melhor para conseguir ver seus principais focos de resultados, organize tudo no seu computador por pastas, como no exemplo abaixo:

  • Gerenciamento de Resultados
    • Marketing
      • 2021
        • Janeiro
        • Fevereiro
        • Março
        • Abril …

Dica importante: Use os gigas gratuitos do Google drive ou de seu driver preferido para guardar estas informações, caso seu computador dê problema estará tudo salvo na nuvem.

Resumindo, cada pessoa que procura uma agência de marketing digital quer algo específico e muitas vezes estes serviços citados são os mais procurados pois são essenciais para qualquer tipo de negócio.

Agora que você já sabe quais serviços de marketing digital uma agência faz e como funciona cada um deles, que tal fazer sua inscrição no nosso blog para enviarmos mais assuntos legais como este no seu e-mail? Abaixo temos um formulário para você pôr seu e-mail.

Autor do artigo

Edmundo Lapin

Edmundo Lapin

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