Cinco dicas para melhorar o marketing digital da sua empresa

Estudo de público e persona, estratégias de anúncios, organização de postagens, criação de vídeos educativos e melhorar o seu design. Continue lendo para aprender mais.

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Existem algumas atividades que são realizadas diariamente para conseguir obter resultados positivos no marketing digital; o estudo de público e persona facilita o entendimento e a comunicação, as estratégias de anúncios alcança um público grande de pessoas, a organização de postagens cria uma estratégia de postagens para manter sempre as redes sociais com conteúdos relevantes, os vídeos educativos garantem gatilho social de autoridade, e por fim, melhorar o seu design irá trazer mais profissionalismo para suas redes sociais e impressos.

 

Qual a diferença entre público e persona?

 

O estudo do público é mais superficial e geral, enquanto a persona é a criação de uma pessoa com características únicas.

 

Mas como isso funciona na prática? Vamos ao exemplo:

 

Público: Maria possui uma loja de roupa fitness e vende para homens e mulheres, ambos adultos, e entrega para toda Manaus. 

 

Persona:  Maria possui dois públicos homens e mulheres, logo a comunicação para essas duas pessoas precisam ser distintas e elaboradas de acordo com seus interesses e necessidades.

 

  • Homem: Vamos dar uma identidade para este homem adulto? A partir de agora ele se chamará Sampaio. Sampaio tem 25 anos e frequenta a academia com frequência, gosta de grupos fitness do facebook e às vezes visita lojas de suplementos para repor seu estoque pessoal. Nas horas vagas ele assiste alguns vídeos no Youtube para ter mais dicas de alimentação saudável e gosta de praticar esportes.


  • Mulher: Agora vamos dar identidade a esta mulher adulta? Ela se chamará Lora. Lora tem 24 anos e frequenta a academia junto com seu personal trainer, tem interesse em roupas fitness da moda e grava seu cotidiano nos stories do instagram, participa de grupos de moda do facebook e em suas horas vagas ela assiste vídeos para melhorar seus treinos.

 

Com este exemplo você consegue entender claramente a diferença entre público e persona. Estudar a fundo e entender o que seus clientes fazem, do que gostam, onde estão e como trabalham, faz-se ter um melhor resultado das pessoas ideais para o seu negócio.

 

Agora coloque em prática este estudo pois irá ajudar muito na nossa última dica.

 

Como melhorar o design do meu negócio?

 

Grande parte do empreendedorismo possui o DNA do empreendedor, assim suas cores, desejos, fontes e formatos, precisam ser passados para o telespectador ser impactado de uma forma positiva. Com isto em mente, você precisa dar uma grande atenção ao que está sendo mostrado.

 

Não existe uma regra nas redes sociais, mas houve um tempo em que o Facebook proibiu anúncios que continham mais de 20% de texto nas imagens, isso aconteceu por que de acordo com a rede social houve uma pesquisa realizada e estes conteúdos que eram circulados não tinham quase nenhum engajamento. Hoje em dia não ocorre uma proibição, mas um aviso surge na tela quando você coloca muitas informações na imagem.

 

A tendência do design digital é cada vez mais clara: quanto menos poluição e menos informação tiver na imagem melhor.

 

Pesquise outras contas do instagram tanto no seu ramo de negócio quanto fora para começar a montar a sua ideia do que você acha bonito e o que não acha, mas saiba que o local de grandes textos e explicações é na legenda da foto.

 

Criação de vídeo educativos

 

Uma boa forma de atrair novas pessoas para um negócio é criar vídeos; ensinar o seu público como funciona seu produto/serviço e educá-los para reconhecerem seus determinados problemas/necessidades levam a considerar uma solução, e você agregando valor ao cliente consegue fechar uma venda facilmente. Além disso, você acaba gerando gatilho mental da autoridade, mas …

 

O que é o gatilho mental da autoridade?

Quando um empreendedor cria conteúdos de qualidade no decorrer do tempo ele é visto como autoridade naquele determinado assunto, isto faz novos espectadores seguirem com mais segurança o que é falado pois há uma confiança maior, e acaba ficando mais fácil vender algo para aquele nicho.

 

Ensine desde o básico até o avançado, faça uma projeção de ideias e pense que “caiu de paraquedas” no seu perfil e não sabe de nada: Quais os assuntos básicos que eu posso ensinar? Existem alguns termos que eu falo, porém o meu seguidor não entende? Quais as principais dúvidas na minha área que ouço sempre?.

 

Após essa análise faça uma lista de assuntos e comece a criar os roteiros, faça vídeos curtos e deixe sua audiência interessada em cada vez querer saber mais.

 

Organização de postagens nas redes sociais

 

Realizar postagens diárias no feed, stories e em outros locais mantém seu público sempre alimentado, mas existem algumas dicas que você pode seguir para melhorar sua organização:

 

  • Mantenha um fluxo de informação
  • Humanize as postagens, coloque alguma informação e inclua pessoas
  • Siga sua paleta de cores, não deixe tudo colorido
  • Evite posts com informações exageradas, opte pelo mais simples e bonito

 

Faça suas publicações no formato 1080p x 1350p, além das fotos, aposte no estilo “carrossel” do instagram e crie imagens que se “unam” quando o usuário deslizar. 

 

Use o “Reels” para fazer vídeos rápidos de dicas e informações, faça uma capa personalizada para combinar com o seu feed, uma vez feita a capa do reels não é possível alterá-la. 

 

Crie vídeos longos no “IGTV” para conteúdos que exigem mais atenção e tempo, mas lembre-se: não enrole no assunto, não precisa de apresentação e explicação do porquê do vídeo, apenas vá direto ao ponto e prenda a atenção do usuário.

 

Faça um calendário semanal dos conteúdos, avalie nos insights do instagram qual é o melhor dia e horário para você fazer postagens e se possível deixe programado as suas publicações para não esquecer.

 

Estratégias de anúncios para as redes sociais

 

Você possui um feed organizado, bons conteúdos, seu estudo de persona está completo e um calendário de postagens programado, está tudo ocorrendo bem mas… parece que você estagnou? Suas vendas caíram? Seu engajamento não está indo muito bem? Saiba que os anúncios vão ajudar você a alcançar melhores resultados.

 

Dica: Não use o botão “promover” do instagram ou facebook, use o Business Suite para administrar seus anúncios.

 

É preciso definir um objetivo ao criar campanha, e dentre eles a plataforma dá algumas opções:

  • Reconhecimento: Reconhecimento da marca e alcance.
  • Consideração: Tráfego, envolvimento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, geração de cadastro e mensagens.
  • Conversão: Conversões, vendas no catálogo e tráfego no estabelecimento .

 

O importante é escolher o que mais é interessante para atingir o seu objetivo, mais à frente você vai criar os conjuntos de anúncios, é possível criar vários conjuntos dentro de uma campanha. Nele é possível definir:

 

  • Criar seu público, veja que com uma persona definida este passo se torna muito mais fácil.
  • Definir quanto você vai pagar neste conjunto e sua programação: você pode postar o dia todo em todas as horas ou em determinados dias e de acordo com seu horário definido.
  • Comece a criar seus anúncios.

 

O último passo para finalizar é adicionar as imagens e legendas no anúncio, uma dica importante: crie a mesma imagem em diferentes formatos, seja quadrada ou para stories. Você pode criar vários anúncios dentro de um conjunto. Uma boa forma de criar outros anúncios é colocar outros formatos de mídia para aquele mesmo assunto.

 

Mas como funciona na prática?

 

Vamos criar uma campanha de anúncios chamada [Nova coleção fitness] para Sampaio e Lora de uma roupa fitness que está sendo lançada, e nosso objetivo é: atrair para o site. Iremos criar a campanha com o objetivo de tráfego, iremos criar dois conjuntos de anúncios pois temos duas personas, criamos um baseado no Sampaio, que é um público do sexo masculino mais jovem, idade de 18 à 30 anos, definimos o interesse, o valor de quanto irá ser gasto nesta campanha e a programação.

 

Logo após iremos criar outro conjunto de anúncio, porém agora com as informações da Lora e colocar todas as informações necessárias baseadas nela.

 

Perfeito, têm-se dois conjuntos de anúncios o próximo e último passo é adicionar as informações do anúncio, e iremos criar três anúncios: um de fotos (no formato quadrado e stories), carrossel e vídeos que irão aparecer para os usuários da rede social.

 

Resumindo:

  • Campanha [Nova coleção fitness]
    • Conjunto de anúncio [Sampaio]
      • Foto
      • Carrossel
      • Vídeo
    • Conjunto de anúncio [Lora]
      • Foto
      • Carrossel
      • Vídeo

 

Após adicionar as informações, as legendas e o link para onde o usuário irá ser enviado após clicar no botão, está tudo certo. Agora é só ligar a campanha e esperar os resultados.

 

Agora você possui dicas preciosas para melhorar o marketing digital da sua empresa, coloque em prática e depois mande uma mensagem no nosso instagram contando seus resultados.

Autor do artigo

Edmundo Lapin

Edmundo Lapin

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