Agência de Marketing Digital: Por que devo contratar uma?

Você está começando o seu negócio e/ou está migrando para o mundo digital? Uma agência de marketing digital pode te ajudar nesta jornada para manter seu público sempre com conteúdos novos nas suas redes sociais.

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Começar um negócio na internet pode ser bastante complicado para algumas pessoas que estão começando do zero e não sabem o que fazer com tantas ferramentas disponíveis no mercado, uma proposta interessante é contratar uma agência de marketing digital para te ajudar a crescer. Mas você sabe por que deve contratar uma agência? Saiba se este tipo de serviço é o que você procura.

Se houver funcionários na sua empresa dedicados à área de marketing digital também pode ser muito interessante “pessoas de fora” analisarem como andam as suas atividades internas para dar uma visão melhor de como exercer essas atividades de forma objetiva.

Posso fazer o marketing digital tudo sozinho no começo?


Se você é um autônomo ou MEI e tem conhecimentos em marketing digital então não tem problema, mas saiba que a quantidade de atividades que exige para você manter uma boa qualidade nas suas artes de social media, fazer uma programação de postagens e ainda ter que analisar todos os comentários, likes e números, logo no primeiro momento acaba sendo mais fácil porém se o seu foco é o crescimento e escalar o seu negócio a tendência é a cada dia ter mais números para acompanhar, o que toma um pouco mais do seu tempo.

Contratar uma agência de marketing digital é ter um time inteiro e especializado fora da sua empresa, achar pessoas com bons conhecimentos na área envolve toda uma logística de solicitação de currículo, entrevista de emprego e um longo processo seletivo para escolher seu social media, designer, SEO e consultor de Inbound marketing. A agência agrega valor ao seu negócio de forma direta pois é ela que irá levar a imagem da sua empresa à frente, adotar um design específico para todos os seus posts e estudar o gerenciamento de suas campanhas de anúncios para o público digital.

Contratar uma equipe interna ou uma agência de marketing?

Essa é a dúvida de boa parcela de empreendedores que estão interessados em fazer a integração no mercado digital, se você já quer começar uma boa gestão a opção interessante é escolher uma agência de marketing, ou se você já tem experiência e investimento sua opção é um time interno. Irei te explicar com mais clareza a diferença entre essas duas opções.

Equipe interna: Ótimo para empresas que possuem dinheiro para investimento e processos internos, aqui você tem que estar preparado para contratar pessoas capacitadas para o seu objetivo, gerenciar o time, desenvolver as habilidades e demitir quando necessário. Vale lembrar que um bom gestor de tráfego, profissional de copywriting, designer e editor de vídeo irão fazer a diferença e terão que estar alinhados com seu time de venda e pós venda. A longo prazo  esse time irá ser um sucesso.

Agência de marketing: Essencial para quem está começando pois já possui grandes habilidades, uma rampa de aprendizagem e experiência no mercado, você precisa alinhar sua cultura e valores para conseguir chegar nos objetivos que deseja.  É preciso entender que mesmo ao terceirizar este trabalho o empreendedor também tem o dever de acompanhar e delegar os resultados junto com a agência. A curto prazo você consegue bons resultados sem precisar ter quatro braços.


Onde e como será usado meu orçamento?

Ao contratar uma agência serão feitas algumas reuniões para serem definidos vários parâmetros e dentre eles existe o orçamento, ele será usado para fazer as campanhas de anúncios serem veiculadas nas plataformas de ads, como o Google Ads que é responsável por exibir anúncios nas pesquisas, gmail, youtube e aplicativos, e o Facebook Ads que exibe no feed, story e marketplace e também no Instagram, em seu feed e story.

Os resultados provenientes no meio digital são bem claros e específicos, as principais métricas hoje são:

  • ROI (Retorno de investimento)
  • CPVI – Custo por visita
  • CPL – Custo por lead
  • CPO – Custo por oportunidade
  • LPV – Lead por venda
  • CPV – Custo por venda

Quanto é um time de marketing enxuto?

Se você quiser montar um time sucessor de marketing digital precisará de algumas funções que fará você escalar rapidamente, mas isto custará um alto investimento para sua empresa, eu citarei os principais profissionais e sua média de salário no Brasil de acordo com uma rápida pesquisa no Google, dentre eles temos:

Analista de marketing: R$3.008,00/mês
Social Media: R$1.404,00/mês
Editor de vídeo: R$ 2.125,00/mês
Designer: R$ 2.508,16/mês
Copywriter: R$ 1.965/mês

Diretamente estamos falando de um investimento de no mínimo R$11.000/mês de salário, mais aluguel do local físico para trabalho, alimentação, transporte, FGTS, recursos humanos e outras coisas.

E quando falamos de redução de custos iniciais é exatamente esses números que você irá evitar no seu primeiro momento ao contratar uma agência de marketing digital, mas você também poderia contratar pessoas sem experiência para treinar e começar junto com sua empresa, construindo sua cultura e valores alinhados. O importante neste momento é responder às seguintes perguntas: Quero um resultado a curto ou longo prazo? Em quanto tempo eu terei retorno do meu investimento? Analisar o seu cenário atual vai ajudar muito daqui em diante.

Terei acesso aos resultados de marketing?

A agência de marketing digital terá todo o poder de informação de sua empresa nas mãos, isto acontece porque todos os números de campanhas realizadas apresentam diversos resultados. Com a experiência e ferramentas corretas para cada tipo de ação a agência irá gerar relatórios personalizados apresentando o crescimento e engajamento da marca com o público, é impossível falar “fiz isso e não teve resultado nenhum”  pois uma vez realizada uma campanha o profissional sabe filtrar as informações corretas para escolher um público ainda mais assertivo.

Com uma agência você terá análise e relatórios dos seus principais objetivos, o retorno sobre o investimento e tudo que está sendo feito para o crescimento de sua empresa. Esses relatórios permitem analisar o que está dando certo, e o que pode ser melhorado e qual estratégia pode ser feita para ter um retorno ainda maior.

Aprenda mais sobre seu público, se são pessoas mais jovens ou mais velhas, se a maior parte é homem ou mulher e quais dessas pessoas estão interessadas em quais serviços ou produtos. Isto ajudará você a entender melhor o seu negócio e se está atingindo a sua persona, ou seja, a pessoa ideal para sua empresa.

Quais as ferramentas para o meu negócio dar certo?

Uma coisa muito boa que existe para um profissional é a ferramenta, imagine uma situação hipotética: você está parado no meio de uma estrada e seu carro deu uma pane, você não sabe por que isso aconteceu pois trocou o óleo a pouco tempo e a água tá no nível correto, resolve chamar um mecânico para avaliar a situação, ele descobre o seu problema no painel do veículo: a bateria morreu, mas neste momento ele não trouxe a chave para tirar a bateria e não tem como fazer nada sem a ferramentas.

Moral da história: Não adianta ser um ótimo profissional se você não trabalha com as ferramentas corretas.

Existem muitas ferramentas de marketing digital como cadastro de lead, envio de e-mail marketing, automação de marketing, gerenciador de conteúdos para site, otimização para motores de busca (SEO), gerenciador de redes sociais e etc. Estas ferramentas são muito utilizadas e muitas são pagas mensalmente, o custo para ter todas elas é alto e talvez você não precise de todas elas, porém a agência já obtém essas ferramentas e escolhe as melhores para ajudar você.

Agora você já sabe por que deve contratar (ou não) uma agência de marketing digital para o seu negócio, e se você quiser uma avaliação gratuita de marketing digital solicite na nossa página inicial. Até a próxima.

Autor do artigo

Edmundo Lapin

Edmundo Lapin

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